COOPERATIVISMO



Conheça um pouco mais sobre o Cooperativismo

O cooperativismo surgiu na Inglaterra em 1844 quando 28 operários montaram seu próprio armazém. Eles compravam alimentos em grande quantidade, com preço acessível, e os dividiam de forma igualitária entre os membros cooperados. Essa iniciativa beneficiou todos os envolvidos.
A cooperativa é uma organização autônoma caracterizada pela união de pessoas que compartilham objetivos e responsabilidades. Uma cooperativa de trabalho é constituída pela união voluntária de trabalhadores de uma determinada categoria profissional que visam oferecer serviços para o mercado.
O principal papel de uma cooperativa de trabalho é aumentar as probabilidades de trabalho, capacitação e renda para os associados.
No sistema cooperativista a adesão é livre e voluntária. Nesse tipo de organização ocorre o compartilhamento de objetivos e também de responsabilidades. Todos os cooperados contribuem de forma igualitária com o capital da instituição. Quando há excedentes, democraticamente, os envolvidos decidem o destino desses valores.
As regras da cooperativa são previstas no estatuto social e seguem com rigor os princípios cooperativistas. Uma vez por ano ocorre uma Assembleias Geral Ordinária (AGO) e cada associado tem direito a um voto, pois a gestão da cooperativa é democrática. Quando necessário, podem haver Assembleias Extraordinárias. A cooperativa conta com o apoio de uma Diretoria que toma decisões estratégicas para o bem comum.
A cooperativa é uma organização autônoma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Ela respeita a diversidade na força de trabalho e na sociedade, amplia a oferta de trabalho e viabiliza a geração de renda. Além disso, investe na capacitação contínua de seus associados, pois atua como protagonista no desenvolvimento local.
 
cadastro
 
ÁREA DO COOPERADO
× Fale conosco agora!